O Cine Movimenta Centro se despede do público nesta terça-feira, 25, com uma programação especial nos Centros de Cultura de Jequié, Porto Seguro e Itabuna, além do Colégio Modelo de Guanambi. Além das sessões regulares, o encerramento contará com exibições extras às 17h, destacando produções regionais contempladas pela Lei Paulo Gustavo.
Em Guanambi, serão exibidos o longa A Casa de Dona Dedé, de Ricardo Carvalho, e o curta Guanambi de Canto a Canto, de Vitor Costa. Já em Itabuna, a sessão contará com Um A.Gru.Pe.Cê, de Hévila Ferreira, seguido da websérie Desafiando o Cordel, com cinco episódios sobre a Companhia de Teatro Candeeiro Encantado.
Em Jequié, a programação trará os filmes Eu, Sempre Existiu, de Thiago Li, Vovô Gennaro - Vida, Velhice, Amor e Solidão, de Palmeiron Alves Andrade, Toda Pessoa é um Princípio, de Padmateo e Thiala Forte, e Inundados, de Alysson Andrade. Já em Porto Seguro, serão exibidos os documentários A Arte da Pesca, de Erick Vinicius, e Edite Matriz do Samba, de Fernanda Almeida.
Além das sessões extras, a programação oficial do Cine Movimenta Centro no dia 25 de março segue com exibições às 15h e 19h. Às 15h, será exibido o curta Haruo Ohara, de Rodrigo Grota, seguido do longa Yvy Pyte - Coração da Terra, de Alberto Alvares e José Cury. Já às 19h, a programação se encerra com o curta Remendo, de Roger Ghill, e o longa Motel Destino, de Karim Aïnouz.
Ao longo de nove meses, o Cine Movimenta Centro se consolidou como um importante projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro. Com um total de 115 produções audiovisuais exibidas, incluindo 96 filmes de diversas partes do país e 19 produções regionais realizadas com apoio da Lei Paulo Gustavo, o projeto levou ao público uma programação diversificada, enriquecida por sessões extras.
Além de promover exibições simultâneas de curtas e longas-metragens, o Cine Movimenta Centro incentivou o debate sobre o cinema nacional e ampliou os espaços de exibição no interior da Bahia. Seu impacto, no entanto, vai além das telas: com o encerramento da temporada, os equipamentos adquiridos permanecerão nos Centros de Cultura das comunidades atendidas, garantindo um legado duradouro e possibilitando a continuidade das atividades audiovisuais.
O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.