A Secretaria de Saúde de Guanambi, através da equipe de veterinários e profissionais que trabalham no Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), alerta a população e desmente vídeo publicado por uma usuária do Instagram e repassado em grupos de WhatsApp, afirmando falsamente que falta alimentos, água e que os animais estão sendo maltratados. A equipe reitera que a publicação é criminosa, e que o departamento jurídico da Prefeitura de Guanambi já está providenciando um Boletim de Ocorrência, e acionará judicialmente a responsável pela disseminação de notícia sabidamente falsa e por crime de calúnia e difamação contra a equipe de servidores da unidade.
O animal magro filmado, foi resgatado nesta semana, após denúncia de maus tratos, já passou por exames e está se recuperando. Informamos que na tarde deste sábado (29), temos ampla oferta de água fresca, 70 sacos de 25 kg de ração premium de alta qualidade no depósito da unidade, para animais adultos e filhotes, além de grande quantidade em empresa licitada, conforme em anexo, a requisição de compra e a foto do descarregamento da ração feita dias atrás.
A Prefeitura de Guanambi ampliou o diálogo com a ong de proteção animal da cidade e protetores independentes, e está trabalhando na formação de um cadastro para fortalecer a parceria para ampliar os cuidados com os animais de nossa cidade. A PMG recentemente fortaleceu a equipe de veterinários e servidores do CCNC, no ano de 2024 castrou 413 animais e realizou 3.600 atendimentos. A equipe da unidade está comprometida em oferecer um trabalho de qualidade em parceria com a população local.
Atenciosamente:
Eugênia Cotrim – Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica
Dácio Plácido – Veterinário Responsável Técnico
Rodrigo Brito - Veterinário