Com foco no desenvolvimento do município e na qualidade de vida da população, a Câmara Municipal de Iuiu realizou na noite de terça-feira, 8 de abril de 2025, no auditório Napoleão Oliveira Santana, a sua 7ª Sessão Ordinária com as presenças dos vereadores: Amós Fagundes dos Santos, Antônio Alberto Nogueira dos Santos - (Kau de Bebeta), Cleone Pereira de Menezes, Diogo Fernandes Ribeiro, Elgmar Fernandes Oliveira (Guima), Giovana Magalhães Maia Sabino (Giovana de Vadão), João Antônio Mendes de Souza (Tony Pancadão), José Wilker Guedes Zeferino (Zé Burica) e Vanilson Abílio Lopes Vilas Boas, que discutiram e deliberaram pautas voltadas ao progresso das comunidades locais.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Vanilson Lopes, ao declarar abertos os trabalhos da noite, pediu que Deus abençoasse a todos, dando boas-vindas aos presentes. “Agradeço a presença de todos. Que tenhamos uma sessão produtiva, guiada pelo respeito, pelo diálogo e pelo compromisso com a nossa comunidade”, ressaltou.
Durante a sessão, foi apresentado um ofício e uma indicação:
Ofício nº 12/2025 – De autoria do vereador Vanilson Abílio Lopes Vilas Boas, encaminha à Prefeitura Municipal de Iuiu, as indicações de nºs 33, 34, 37, 38, 39 e 40/2025, dos vereadores Giovana Magalhães, Elgmar Fernandes e Antônio Alberto.
Indicação nº 33/2025 de autoria do vereador Amós Fagundes dos Santos – "Indica ao Poder Executivo Municipal que adote as providências necessárias para aquisição de um terreno na comunidade de Casa Armada 2, com a finalidade de construir uma quadra poliesportiva, que visa beneficiar a população local”.
O vereador, Zé Burica destacou a sua agenda em Salvador, onde visitou órgãos como: SUFOTUR, SUDESB, CERB E SERIN. Durante os encontros foram discutidos como o recapeamento da estrada que liga Iuiu ao entroncamento e o cascalhamento de estradas.
A seguir, o vereador parabenizou o colega Cleone pelos cursos voltados à capacitação de operadores de máquinas e de produção de polpas de frutas.
Por fim, lembrou que a BA-160 que liga Iuiu a Pindorama, já foi entregue, mas ainda não inaugurada oficialmente, embora haja aprovação nomeada em homenagem ao ex-vereador, Raimundo Castro de Souza, conhecido como Mela.
Em seu pronunciamento, a vereadora, Giovana de Vadão informou ter sido procurada por moradores das comunidades de Pé de Serra e Lajedão, (contempladas pelo PNAE e PAA). Segundo ela, representantes das associações alegam que os recursos destinados à merenda escolar não estão sendo repassados mensalmente, como previsto. “Elas precisam do recurso mensal para as duas comunidades, e não estão sendo entregues de forma correta. Esse valor precisa ser distribuído uma vez por mês para as duas comunidades”, afirmou.
Ela também solicitou esclarecimentos sobre os critérios adotados nos editais relacionados à agricultura familiar.
Dando continuidade aos pronunciamentos, o vereador Amós Fagundes relatou uma viagem a Salvador, da qual trouxe boas notícias para o município. “Conseguimos um aparelho de ultrassonografia, para melhorar o atendimento de saúde da população, e diversos equipamentos agrícolas para fortalecer a agricultura familiar”, destacou.
Por sua vez, o vereador Cleone Menezes anunciou a implantação de um programa de fornecimento de sêmen nas comunidades rurais, com o objetivo de melhorar a genética do rebanho local, mencionou ainda a publicação de editais para apoio à agricultura familiar e antecipou a divulgação de um novo edital pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Cleone também informou sobre dois cursos gratuitos destinados às associações rurais: um para operadores de tratores agrícolas e outro sobre o beneficiamento de polpas de frutas. Segundo ele, essas ações visam qualificar os produtores e promover geração de renda no campo.
Finalizando os pronunciamentos, o vereador Tony Pancadão comentou sobre problemas técnicos identificados em alguns computadores do Centro Educacional Francina Nogueira. Ainda durante sua fala, adiantou que, provavelmente ainda neste mês de abril, serão entregues quatro implementos agrícolas destinados a comunidades rurais do município. A ação é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Josias Gomes.
A diversidade de temas tratados na 7ª Sessão Ordinária refletem o engajamento dos vereadores com as demandas que partem diretamente das comunidades, reforçando o papel ativo da Casa Legislativa como ponte entre o povo e o poder público.