A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, comemorou, em moções de congratulações inseridas ata de trabalhos da Casa, os aniversários de emancipação política dos municípios de Dom Basílio, Malhada e Urandi, celebrados no dia 7 de abril.
No documento sobre Dom Basílio, que completou 62 anos na data, a chefe do Legislativo baiano destacou que a cidade, localizada no Território de Identidade Sertão Produtivo, é uma forte produtora de mangas e maracujá. Ela também citou o apoio que tem dado ao município em seu mandato.
“A aliança firmada entre Dom Basílio e o nosso mandato é uma coisa que nos deixa bastante satisfeita. No campo da infraestrutura urbana, destacamos nosso trabalho em prol da reforma e ampliação do Mercado Municipal, a iluminação pública da Avenida Zezito Caires, além de pavimentação asfáltica de diversas ruas”, escreveu Ivana Batos, que citou ainda a sua colaboração nas áreas de segurança e saúde públicas, educação, esporte e lazer, bem como na agricultura.
“Destaque para a construção do complexo policial; entrega de ambulância, móveis e equipamentos para a saúde; construção de unidade escolar em tempo integral, areninha e quadra poliesportiva; construção de praça em Caiçara; sem contar a construção do sistema adutor de Itapicuru, entrega de trator agrícola e dos kits UBS”, elencou.
“Pelo exposto, é que venho prestar esta justa homenagem ao município de Dom Basílio, pelos seus 62 anos de emancipação política, festejada neste dia 7 de abril de 2025. Aproveito a ocasião para expressar todo o meu carinho e solidariedade a todas as mulheres e homens dessa cidade amada”, concluiu Ivana Bastos.
Em relação a Pindaí, que alcançou 63 anos de emancipação política, desmembrado de Urandi em 1962, a presidente da ALBA disse que o município carrega as bênçãos da natureza no próprio nome, que em tupi-guarani significa rio da pesca ou rio do anzol.
“Poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos pindaienses, a partir de uma sólida parceria entre lideranças locais e o nosso mandato é algo que muito me realiza como uma mulher pública. Nosso foco no município tem sido o desenvolvimento da infraestrutura e da mobilidade urbanas, a saúde e o lazer”, disse a deputada.
Ela acrescentou que seu mandato contribuiu na pavimentação asfáltica do entroncamento com a BR-122, ligando Pindaí ao distrito de Guirapá; na pavimentação do trecho entre Guirapá e o povoado de Tabua. “Colaboramos ainda nas obras de asfaltamento dos acessos ao município; na revitalização da Praça Genebaldo Correia; na entrega de ambulância e outros equipamentos da saúde; assim como nos sistemas de abastecimento de água para as localidades de Boi, Brejo, Lagoa Dantas, Manoel Antônio e Planalto (Morro do Guirapá). Sem contar as obras da rede de abastecimento de água do bairro Valmir Pinheiro, no distrito de Guirapá”, citou a presidente.
Ivana Bastos também homenageou o povo de Pindaí. “Saúdo toda essa gente querida, além das autoridades e instituições, pela passagem dos 63 anos de emancipação política da cidade, celebrada neste 7 de abril de 2025”.
Quanto ao município de Malhada, localizado no Território de Identidade Velho Chico e que festejou 64 anos em 7 de abril, a líder da Casa do Povo lembrou que se trata da primeira cidade baiana a receber as águas do Rio São Francisco. “Sem dúvida que se trata de um privilégio que a natureza dedicou aos malhadenses. Dos 504 municípios brasileiros banhados pelo Rio da Integração Nacional, nada menos que 48,2% das 417 cidades da Bahia têm o privilégio de receber as águas do Velho Chico. E Malhada é a número 1”, disse Ivana Bastos.
Ela também destacou a colaboração de seu mandato para a melhoria da infraestrutura, da mobilidade urbana e da saúde pública no município, assim como na concessão de máquinas e implementos para o desenvolvimento da atividade rural. “Contribuímos também para a pavimentação da BA-160, no entrocamento da BR-030 até a ponte sobre o Rio das Rãs; obras de asfaltamento da BR-030, trecho entre os distritos de Julião a Canabrava; equipamentos e ambulância para a Unidade de Saúde Ana Maria da Silva; iluminação pública e construção de praça do distrito de Julião; além da concessão de resfriadores de leite e carro para a assistência social”, acrescentou, felicitando, em seguida, os cidadãos da cidade de Malhada.
Ao concluir as moções, a presidente da Casa do Povo solicitou que fosse dado conhecimento das moções às respectivas prefeituras municipais de Dom Basílio, Urandi e Malhada, às Câmaras de Vereadores locais e à executiva estadual do PSD.