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Placas solares estão sendo instaladas no Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã

As escolas construídas através do projeto “Construir para educar” já possuem usinas solares fotovoltaicas incluídas nos contratos das obras.

Redação
Por: Redação Fonte: Tiago Alencar/SEC
08/05/2025 às 08h55 Atualizada em 08/05/2025 às 09h09
Placas solares estão sendo instaladas no Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã
Foto: Tiago Alencar

O Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, no município de Igaporã, recebeu 570 placas solares, que já estão sendo instaladas dentro da política da Secretaria da Educação do Estado (SEC) de atendimento às necessidades de transição energética para mitigar as mudanças climáticas. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a SEC vem executando a instalação de sistemas solares fotovoltaicos nas escolas da rede estadual, a partir de um projeto inovador que conta com o investimento de mais de R$ 131 milhões. A expectativa é que a Bahia se torne protagonista na implementação de programas de transição do sistema energético para suprimento de energia elétrica nos prédios públicos do poder executivo estadual através de fontes renováveis.

O diretor do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, Tiago Alencar, falou sobre a instalação das placas de energia solar na unidade escolar, que tem 640 estudantes matriculados. “É um compromisso que o Governo do Estado, através da SEC, vem plantando em todos os órgãos públicos e que casa perfeitamente com o tema da jornada pedagógica deste ano, que é inovação tecnológica e sustentabilidade. Trata-se de uma conquista, um grande passo rumo à sustentabilidade de nossa unidade. Com isso, a gente pretende, cada vez mais, aumentar o compromisso da educação com o futuro de um planeta mais sustentável”, avalia o gestor, complementando que a comunidade escolar está sempre buscando novas formas de proteção do meio ambiente através de práticas sustentáveis e educativas.

A líder escolar Lívia Lopes, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, reforça a importância da transição energética para as comunidades escolar e do entorno. “A chegada da energia solar no nosso colégio é uma conquista muito importante, porque, além de ajudar na redução dos custos com energia, é um projeto que traz um olhar mais consciente sobre o uso dos recursos naturais. E toda essa economia gerada poderá ser revertida em melhoria para a nossa própria escola, beneficiando não só os alunos, como todo mundo da cidade. E, além disso, também é muito importante para aprendermos, na prática, sobre sustentabilidade, energia limpa, temas que são muito trabalhados em sala de aula e é algo que sabemos que já é o nosso futuro. A gente ouve falar o tempo todo sobre isso, porém não conhecia essa tecnologia, apesar de muitos já terem em casa. Fico muito feliz e tenho certeza de que todo mundo da escola gostou muito da novidade”.

Economia e meio ambiente 

A instalação de sistemas solares fotovoltaicos nas escolas – resultado da licitação Seinfra/Sepec n° 003/2023 – atenderá 156 novas unidades escolares estaduais de tempo integral localizadas em diferentes regiões da Bahia. Além do benefício econômico com a redução de custos na conta de luz, a implantação da energia fotovoltaica nas escolas públicas mostra a preocupação do Estado com o meio ambiente por esta ser considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável. Com uma potência nominal instalada da ordem de 47 mil kWp, o projeto contempla a instalação dos sistemas compostos por módulos fotovoltaicos e inversores de acessórios nas coberturas das escolas.

As escolas construídas através do projeto “Construir para educar” já possuem usinas solares fotovoltaicas incluídas nos contratos das obras. Do total de 46 usinas, já foram inauguradas, por exemplo, uma no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral de Cascavel, em Ibicoara, e mais três nos colégios estaduais de tempo integral São Daniel Comboni e Professor Rômulo Almeida, ambos em Salvador”. Por meio de Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a SEC e a Neoenergia Coelba, sistemas de geração de energia elétrica, a partir de fonte solar fotovoltaica, já foram instalados em outras cinco escolas estaduais.

O programa-piloto, sem custos para o Estado, integra as atividades da concessionária de destinar parte da sua receita operacional líquida para realizar projetos de eficiência energética, promovendo o desenvolvimento, a consolidação de novas tecnologias e as mudanças de hábitos para o consumo consciente. Outras unidades escolares da rede estadual de ensino já contavam com usinas solares fotovoltaicas através de outros contratos e convênios, a exemplo do Centro Estadual de Educação Profissional Águas, localizado no município de Barra; Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador; e Colégio da Polícia Militar (CPM), em Jequié.

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