Na noite da última terça-feira, 20 de maio, a Câmara Municipal de Iuiú foi palco da décima segunda sessão ordinária do primeiro período.
Sob a presidência do vereador Vanilson Abílio Lopes Vilas Boas, o encontro reuniu a maioria dos parlamentares: Amos Fagundes dos Santos, Antônio Alberto Nogueira dos Santos (Kau de Bebeta), Cleone Pereira de Menezes, Diogo Fernandes Ribeiro, Elgmar Fernandes Oliveira (Guima), Giovana Magalhães Maia Sabino (Giovana de Vadão) e João Antônio Mendes de Souza.
O vereador José Wilker Guedes Zeferino (Zé Burica) justificou sua ausência, mas a força e o comprometimento do grupo ficaram evidentes em cada fala, voto e proposta.
Projeto de Lei nº 002/2025, de autoria do Executivo, que estabelece as diretrizes para a Lei Orçamentária de 2026, foi aprovado por unanimidade, um sinal claro do alinhamento em torno de um planejamento responsável e sustentável.
Projeto de Lei nº 003/2025 — apresentado em regime de urgência, e encaminhado às comissões competentes para devida análise e parecer técnico. O projeto propõe um regime especial para contratações temporárias, garantindo maior agilidade à administração pública frente a demandas emergenciais.
Indicação nº 049/2025, do vereador Diogo Fernandes Ribeiro, propõe a aquisição de maquinário para o programa de coleta seletiva e reciclagem.
Indicação nº 051/2025, do vereador Elgmar Fernandes Oliveira (Guima), pede o fortalecimento do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária, especialmente na sede e no Distrito de Pindorama.
Indicação nº 052/2025, também de Diogo Fernandes, solicita a instalação de geladeira e fogão no ponto de apoio dos garis do Distrito de Pindorama.
Requerimento nº 001/2025, de autoria dos vereadores da casa, foi aprovado por unanimidade. O documento solicita a elevação da entrância da Comarca de Carinhanha, em uma ação que visa fortalecer o acesso à justiça na região.
Durante este momento, os vereadores celebraram conquistas, apontaram desafios e reforçaram o compromisso com a gestão municipal, mantendo um equilíbrio entre esperança, fiscalização e escuta ativa.
A população poderá acompanhar as sessões de forma presencial, ou através da transmissão ao vivo disponibilizada no canal oficial da câmara na página do Facebook e os trabalhos do Poder Legislativo através do Instagram oficial da Câmara de Vereadores.