A Prefeitura de Guanambi caminha para resolver uma antiga demanda com a guarda e conservação de documentos públicos em local apropriado e a utilização eficiente dos espaços administrativos atualmente abarrotados de processos físicos.
Foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (3), o Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre a Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público do Estado da Bahia e o Município de Guanambi, visando a organização do acervo de documentos pertencentes à administração pública.
“Estamos organizando todo o acervo documental do município, que além do valor histórico será importante fonte de pesquisa científica e vai desafogar espaços no setor administrativo, hoje abarrotado de processos físicos”, destaca o secretário de administração Anderson Ribeiro.
Participaram ativamente das tratativas para celebração deste convênio o advogado e consultor da Secretaria de Administração Diego Emerson o arquivista responsável pela Coordenação de Fomento aos Arquivos Públicos Municipais Afonso Pereira e a arquivista responsável pela Coordenação de Gestão Documental Adriana Silva.
Já foi realizada licitação para aquisição de até 300 estantes para o novo arquivo municipal. A proposta visa solucionar um problema antigo com a guarda e conservação dos documentos públicos no município de Guanambi.
Está previsto para o mês de julho o lançamento de um novo processo licitatório para contratação de empresa visando a digitalização completa do acervo. Com a organização do Arquivo Público municipal o tempo pela busca de documentos oficiais será reduzido, tornando a gestão mais eficiente para o município e o cidadão.