No último dia 31, estudantes de Odontologia do Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, promoveram uma ação especial no Hospital do Rim de Guanambi. Intitulada “Cuidados Odontológicos: o olhar do cirurgião-dentista para o paciente renal”, a atividade teve como objetivo promover a saúde bucal para pessoas com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise.
Com a supervisão do professor Diego Dias, a ação contemplou cerca de 45 pacientes em atendimento na unidade hospitalar. Os estudantes realizaram escuta qualificada, possibilitando o fortalecimento de vínculo entre os futuros profissionais de saúde e a comunidade atendida, além de compartilhamento de vivências e saberes.
Pacientes com DRC possuem alterações na resposta imunológica e um estado inflamatório sistêmico constante, o que favorece a progressão da periodontite, principal problema bucal associado. Além disso, fatores como boca seca, acúmulo de toxinas urêmicas e mudanças na composição salivar comprometem a saúde bucal. Por sua vez, as doenças bucais podem acelerar a progressão da DRC e aumentar o risco de complicações cardiovasculares.
Após acolhimento inicial, os pacientes participaram de momentos lúdicos, recebendo kits de higiene bucal, brindes e orientações de higienização. Tais interações destacam a importância da atuação dos estudantes na área da Odontologia Hospitalar, favorecendo a tríade: ensino, pesquisa e extensão.
“A saúde bucal é um componente importante no cuidado integral de pacientes com doença renal crônica. A proposta da ação foi justamente promover educação em saúde e demonstrar, de forma acessível, como o cirurgião-dentista pode contribuir significativamente para a qualidade de vida e a prevenção de complicações em pacientes renais. Além disso, essa vivência proporciona aos nossos estudantes uma oportunidade de aplicar os conhecimentos na prática clínica, desenvolvendo empatia e uma compreensão mais ampla do papel do dentista em contextos multiprofissionais”, destaca o professor do curso de Odontologia da UniFG, Diego Dias.