Com o tema O Poder da Comunicação como Agente Transformador Social, foi aberto na manhã desta quarta-feira (11) o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia, uma realização da Fundação Paulo Jackson, gestora da TV ALBA e Rádio ALBA. O evento, que encheu o Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), contou com a presença da presidente Casa, deputada Ivana Bastos, que deu boas-vindas aos participantes.
Além dela, também integraram a mesa de abertura a diretora-geral da Fundação Paulo Jackson, Michele Gramacho, e representantes das instituições apoiadoras do evento: Edylene Ferreira, presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB); Hermes Hilarião, vice-presidente da OAB-BA; Gerson de Castro, presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral); Mônica Mello, gerente de comunicação institucional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e Geraldo Cordeiro, segundo vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio). Também prestigiaram o evento os deputados Marcelino Galo (PT), Rosemberg Pinto (PT), Euclides Fernandes (PT) e Fabrício Falcão (PC do B).
Em seu discurso, na abertura, a presidente parabenizou toda equipe da Fundação Paulo Jackson, sob a direção-geral de Michele Gramacho, e a todos os profissionais e parceiros que tornaram possível o 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia. “Vocês organizaram não apenas um evento, vocês construíram aqui uma agenda futura… Esse encontro é a semente de uma nova comunicação pública, mais transparente, mais acessível, mais inclusiva e mais próxima da população. A Bahia tem pressa, e o povo merece ser bem informado, com qualidade, respeito e, acima de tudo, verdade”, declarou.
A chefe do Legislativo baiano lembrou que, antes de ser deputada, foi diretora da Rádio Alvorada de Guanambi e ressaltou o trabalho dos profissionais que estão por trás de todo o aparato de comunicação, para levar a notícia fidedigna aos cidadãos. “A gente precisa pensar muito nos outros. As fakenews têm prejudicado as pessoas, destruído famílias. Então, a gente precisa ter essa responsabilidade de ter um jornalismo sério. E eu fico muito feliz em poder estar aqui como presidente e ver o sucesso da TV ALBA. Comunicar é incluir, é dar acesso, é formar consciência cidadã, é transformar vidas. No Parlamento, a comunicação precisa ser um pilar, não só para mostrar o que fazemos, mas para aproximar o povo das decisões que impactam diretamente no cotidiano. Uma Assembleia que se comunica bem, é uma Assembleia que respeita o cidadão”, afirmou Ivana Bastos.
Ficou a cargo da diretora-geral da Fundação Paulo Jackson e diretora regional Nordeste da Astral, Michele Gramacho, a palestra de abertura do encontro. Ela falou sobre o papel da televisão e da rádio públicas, que, ao contrário das emissoras particulares, têm um compromisso primordial com a qualidade do conteúdo e não com a audiência a qualquer custo e o apelo ao sensacionalismo.
No discurso, Michele defendeu uma TV pública com responsabilidade social, sobretudo na missão de ampliar a participação da mulher na política através da comunicação. “Para que as mulheres sejam incluídas na política, é importante que elas tenham acesso ao conhecimento, e esse é um papel da comunicação”, explicou.
Michele enalteceu o fato de a ALBA ter, pela primeira vez na história, uma presidente mulher e agradeceu à deputada Ivana Bastos todo apoio para realização do evento.
O 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia está sendo organizado pela Fundação Paulo Jackson, gestora da TV ALBA e Rádio ALBA, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativa (Astral), União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), Federação da Comércio da Bahia (Fecomércio-BA), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb-BA), Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb-BA) e OAB-BA.
Durante os dois dias do encontro, serão realizados quatro painéis de debates, com 18 palestrantes. O público-alvo é integrado por vereadores, vereadoras, presidentes de câmaras legislativas e assessores parlamentares que trabalham com comunicação.
Na manhã desta quarta-feira, aconteceu o painel “Comunicação Legislativa: Um Dever do Estado, Um Direito do Povo”, tendo como convidados o advogado Breno Valadares, presidente da Comissão Especial de Processo Legislativo da OAB, e advogado Matheus Souza, especializado em advocacia legislativa.
Na manhã da quinta-feira (12), no painel “Histórias de sucesso: cases de comunicação que inspiram e transformam”, profissionais que fazem o cotidiano da comunicação nos legislativos municipais e estaduais vão contar suas experiências e os resultados alcançados. Dentre eles, o diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Salvador, jornalista Osvaldo Lyra, e o coordenador geral da Assessoria de Comunicação da ALBA, jornalista Cláudio Souza.
O 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia também abre espaço para a discussão da temática “Estratégias para uma comunicação antirracista e inclusiva”, a cargo da pós-doutora em Educação, Mabel Freitas. Outro assunto relevante, para os tempos atuais no âmbito da comunicação, será colocado em pauta, no último painel, que abordará “O Futuro da Comunicação: TV 3.0, Inteligência Artificial e o papel das emissoras comerciais, públicas e legislativas”.
O 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia está sendo televisionado pela TV ALBA, canal aberto 12.2, para quem mora em Salvador e Região Metropolitana. No interior do estado, canal aberto 9.2. Apenas para a região de Barreiras, a TV é recepcionada pelo canal aberto 40.2. Já em sinal fechado, a transmissão é feita no canal 16 da Net. Os telespectadores podem acompanhar ainda todos os painéis no canal da TV ALBA no Youtube.