O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário UniFG, localizado em Guanambi, foi duplamente homenageado no último dia 05, durante cerimônia oficial na Superintendência da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, em Salvador (BA). Na ocasião, o NAF UniFG recebeu os certificados Ouro e Rubi, reconhecimentos de grande relevância concedidos pela Receita Federal do Brasil.
A Certificação de Reconhecimento Ouro destaca o desempenho do Núcleo em 2024, que alcançou o 2º lugar no ranking regional e a 12ª posição no ranking nacional em número de atendimentos à comunidade. Foram 6.449 atendimentos gratuitos realizados com ética, humanização e solidariedade, refletindo o compromisso de toda a equipe envolvida com a transformação social por meio do conhecimento.
Já o Certificado de Distinção de Mérito Rubi foi concedido em razão da promoção de ações ligadas ao projeto UniMulher, iniciativa que nasceu da escuta e percepção da grande presença de mulheres empreendedoras nos pontos de atendimento do NAF. O Projeto é uma parceria entre o NAF UniFG e a Secretaria Municipal de Cultura de Guanambi e atende as mulheres do Projeto Luar e seus filhos, que, por meio de um trabalho interdisciplinar e transformador, leva educação fiscal e contábil, saúde física e mental, empreendedorismo e cidadania para quem mais precisa.
Representando o NAF UniFG na cerimônia, estiveram presentes a coordenadora do Núcleo, Maria José Trindade; e a estudante do curso de Ciências Contábeis e voluntário do NAF, Ana Vitória.
Para a professora Maria José Trindade, as certificações são reflexo de um trabalho coletivo, que envolve dedicação, sensibilidade social e compromisso ético. “Seguimos firmes em nossa missão de servir com excelência, promovendo dignidade e empoderamento por meio do conhecimento”, ressalta.
Ela também destaca o papel transformador da vivência prática na formação dos estudantes: “Cada atendimento realizado, cada projeto desenvolvido, representa uma oportunidade de aprendizado não apenas técnico, mas também humano. O reconhecimento da Receita Federal nos motiva a seguir impactando vidas por meio de uma contabilidade cidadã, inclusiva e socialmente comprometida.”
Cursando o 7º semestre da graduação em Ciências Contábeis da UniFG, Ana Vitória Guimarães Trindade classifica sua atuação no NAF como uma experiência marcante e extremamente enriquecedora para a sua trajetória profissional e pessoal.
“Fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida em ajudar o próximo me enche de orgulho e gratidão. Gratidão primeiramente a Deus e segundo a nossa mentora e professora Josi, uma pessoa incrível que está sempre disposta a nos ensinar, com amor e dedicação. Através do NAF, desenvolvemos projetos em prol da sociedade, de uma forma humana e solidária”, relata a estudante.
A voluntária destaca, ainda, quão recompensador é ver o trabalho do Núcleo ser reconhecido por meio das certificações e resultados alcançados. “Saber que o nosso projeto, o UniMulher, atingiu os critérios exigidos pela Receita Federal, me dá a certeza de que estou no caminho certo. A certificação é algo emocionante, que me traz a sensação de dever cumprido. Sou extremamente grata por ter feito parte desse processo e por ter contribuído, de alguma forma, para que os nossos atendimentos e projetos atingissem esse marco tão importante. Essa conquista não é apenas de um certificado, é reflexo do esforço coletivo e paixão por fazer bem feito, em prol da sociedade”, completa Ana Vitória.